quinta-feira, 22 de maio de 2008

Circo dos horrores parte 1

O “Circo dos Horrores” foi criado para explorar “tudo o que as pessoas não querem ver, mas não conseguem parar de olhar”, como explica seus administradores. Até hoje os “shows” continuam sendo apresentados, incluindo um festival de “overdose” de piercings e tatuagens, um baixinho de kilt que come lâmpadas moídas, entre outros.

Nos séculos anteriores, estas foram algumas das atrações dos circos dos horrores espalhados pelo mundo.

10.Joseph Merrick - “O Homem Elefante”

Nascido em 1862, Joseph Merrick desenvolveu um transtorno físico que fez com que seus membros crescessem mais do que o normal desde os cinco anos de idade. Ele iniciou-se como uma das atrações do circo em 1884, onde foi muito bem tratado e recebeu uma grande soma em dinheiro. Um médico que visitava o circo o viu e fez alguma sugestões para que ele pudesse viver uma vida melhor. Hoje sabe-se que Joseph Merrick sofria de uma doença chamada síndrome de Proteus e não elefantíase como cogitava-se na época. Merrick morreu com 27 anos, de asfixia enquanto dormia.


9. Juan Baptista dos Santos - “O homem com dois pênis”

Jean (ou Juan) Baptista DOS SANTOS, nasceu em Faro, Portugal em 1843, de pais normais com outros dois irmãos também normais. Em 1865 recebeu um montante de 200 mil francos para aparecer durante dois anos com um circo francês. Ele possuía dois pênis funcionais e três sacos escrotais, dois deles continha um único testículo. Dos Santos alegava que os sacos escrotais também tinham um par de testículos cada, completamente formados, mas estes tinham recuado em seu abdômen quando ele tinha 10 anos de idade.


8. Myrtle Corbin - “A menina de quatro pernas”

Josephine Myrtle Corbin nasceu em Lincoln County, Tennessee, em 1868. Ela nasceu com duas pernas ao lado da cintura. As pernas extras faziam parte de um gêmeo que não se dividiu corretamente, como no caso de Frank Lentini com sua terceira perna. Josephine disse que podia mover suas pernas adicionais, mas elas eram demasiadamente fracas para caminhar. Ela teve quatro filhas e um filho.